Entrevista com Aione Simões


Beleza, Talento e Generosidade





Apresentamos o mais novo Anjo Literário do nosso Projeto! E olha só quem abraçou a nossa causa ...
Ela é linda, inteligente, talentosa, estudante de letras e uma promessa para o mundo dos leitores ...
Mas, não só isso... Além de trabalhar, estudar e administrar seu blog literário, Aione Simões ainda encontrou um tempinho para participar do nosso projeto e ser mais uma voluntária como nós...
Ela tornou-se mais um anjo literário da nossa família... e há muitas outras coisas sobre ela que você ficará sabendo aqui, lendo a nossa matéria ...




  



Encontramos a Aione Simões por acaso, assistindo a  alguns canais literários no You Tube, e ficamos encantados com o canal que ela apresenta e que tem o mesmo nome do seu Blog: Minha Vida Literária. 
Além de ter um blog que fala tudo sobre livros, ela apresenta-os em seu canal. Sua simpatia e entendimento sobre os livros tornam o canal apaixonante, e quem assiste uma vez não consegue mais deixar de ver. Nos tornamos assíduos, entretanto fomos além ...
Entramos em contato com ela através do Blog Minha Vida Literária, e para nossa surpresa, ela nos respondeu, continuou em contato, e mais que isso, ela nos presenteou. Como?







Mesmo sem nos conhecer, sem saber nada sobre nós, Aione Simões abraçou a nossa causa, se tornou mais uma voluntária da nossa família, e é agora mais um Anjo Literário a fazer várias pessoas felizes. Graças a Aione, recebemos a nossa primeira doação para o público jovem e adulto. Nas outras campanhas recebemos alguns exemplares para este público, porém, não em grande quantidade. Mas graças a mais este Anjo Literário, iniciaremos outra campanha, e poderemos visitar outras alas do hospital. 







Aione Simões nos enviou uma doação linda e tão generosa que foi impossível  não ficarmos surpresos. Nos respondeu prontamente, rapidamente, e nem imaginávamos que ela teria este gesto tão lindo. Muito obrigada Aione, temos certeza de que muitas bênçãos virão sobre a sua vida. É muito importante saber que podemos contar com você, e que o seu trabalho tem contribuído bastante para o mundo dos leitores.







O Blog Mina Vida Literária, assim como o Canal no You Tube, trazem várias informações sobre livros. Lançamentos, resenhas, inclusive vários sorteios. Se você quer participar das promoções do Blog Minha Vida Literária, não perca tempo, click no link abaixo e participe agora mesmo. 



Leia aqui a entrevista que Aine Simões nos deu com todo carinho, conheça mais desta pessoa tão iluminada, e saiba que ela tem uma excelente notícia para todos os leitores .... Em breve você lerá o....


Melhor  ler o que ela tem para contar na entrevista ...





Com vocês, o nosso mais novo Anjo Literário, Aione Simões!









1) Conte-nos um pouco sobre como tudo começou, sua paixão por livros, e como decidiu criar um blog.

Aione _ Não sei precisar como minha paixão pela leitura começou porque ela me acompanha desde pequena. Quando eu ainda não sabia ler, minha avó e minha mãe liam para mim e, por sorte e por incentivo da minha mãe, sempre tive muitos livros infantis, além de ter sido fã de carteirinha dos gibis da Turma da Mônica. Com o passar dos anos, o fascínio pela leitura só aumentou e eu devorava a biblioteca da minha escola, nunca ficava sem um livro para ler, isso sempre foi uma necessidade minha. Já aos 21 anos, descobri, por acaso, os blogs literários enquanto buscava a capa de um livro pela internet. Foi paixão à primeira vista! Passei pouco mais de um mês como leitora voraz dos blogs e já soube que eu precisava do meu próprio espaço, eu precisava ter também um local para compartilhar minhas impressões com outros leitores – ser comentarista, apenas, não mais me bastava. Assim, nasceu o Minha Vida Literária.

2) O seu blog hoje é um site de grande repercussão, seus posts são muito visitados, comentados e o seu canal do You Tube é um dos mais assistidos, conte-nos como foi chegar até este sucesso.

Aione_Primeiramente, obrigada pelo “sucesso” rsrs! Sou muito grata pelo crescimento que tanto o blog quanto o canal conquistaram e ao mesmo tempo em que essa foi uma jornada de intenso trabalho e comprometimento com o que faço, também sei que sempre tive muita sorte. Desde o início o blog conquistou seu público e, dessa maneira, foi crescendo. Sinto que era para ser assim, porque tudo sempre deu muito certo, muitas vezes sem nem eu saber como. Só tenho a agradecer por isso!

3) Como você consegue trabalhar, estudar, e atualizar suas páginas frequentemente?

Aione_ Manter o blog e conciliá-lo com outras tarefas não é fácil porque ele exige muita dedicação. Enquanto eu fazia faculdade, eu tinha mais tempo livre, já que o curso não era de período integral, e eu conseguia focar em minhas leituras e postagens ao longo da semana. No último 1 ano e meio, comigo trabalhando quase 10 horas por dia, passei a me dedicar às postagens praticamente aos finais de semana e durante as noites, quando necessário, e sempre procurando deixar as postagens programadas, tanto no blog quanto na fanpage do Facebook. Porém, foi notório o decaimento do meu ritmo de leituras e também o quanto meu tempo livre se tornou escasso. Brinco que há quase um ano não sei o que significa pintar minhas unhas porque, de fato, estou há quase um ano sem pintá-las ou por não ter tempo livre ou por optar descansar/fazer outras atividades quando ele surgia. De qualquer maneira, todo trabalho vale a pena. Não consigo nem imaginar a opção de abrir mão do meu blog.

4) Sabemos que você é graduada em nutrição, e que recentemente você acabou de conquistar uma vaga para cursar letras, o que a levou por caminhos tão diferentes? Em que momento você decidiu mudar completamente o rumo da sua vida?

Aione_Quando ingressei na faculdade, eu ainda não havia me descoberto. Mesmo que eu sempre tivesse sido uma leitora apaixonada, nunca imaginei que eu pudesse trabalhar com a literatura. Então, por diversos fatores e, principalmente, pela pressão de entrar numa faculdade logo após me formar no Ensino Médio, escolhi a Nutrição por me interessar por aspectos do curso e imaginar que seria uma área na qual eu gostaria de atuar. Contudo, conforme os anos passavam, eu nunca consegui me envolver, de verdade, com as disciplinas, não consegui me ver trabalhando com aquilo futuramente. Depois de fazer o blog, já em meu penúltimo ano de faculdade, comecei a perceber que a literatura poderia ser meu meio de vida profissional e comecei a ver todas as áreas em que eu poderia atuar com ela. Foi quando tomei a decisão: eu me formaria apenas para garantir meu diploma e, assim que possível, prestaria vestibular para a faculdade de Letras. Felizmente, esse momento chegou agora e eu não poderia estar mais empolgada e emocionada em poder começar a trilhar, de verdade, meu caminho profissional.

5) Sendo hoje parte dos blogs profissionais e de sucesso, você pode nos responder: Os blogs que hoje são intitulados literários, em sua maioria são realmente literários? Dê a sua opinião.

AioneÉ notória a quantidade imensa de blogs atualmente, inclusive literários. Acredito que esse seja sim o foco da maioria, mas também pode acontecer dos blogs passarem a abordar outras temáticas, tanto por próprio interesse pessoal de seus donos quanto por, assim, abranger um público maior entre os visitantes.

6) Qual a sua opinião sobre as leituras realizadas pelos adolescentes hoje? Eles estão lendo mais? Através do seu trabalho com livros o que você conclui que eles estão lendo realmente?
Aione_ Por conta do blog, a impressão que tenho é que sim, os jovens estão lendo mais, e cada vez mais um número maior de jovens se interessa pela leitura. Contudo, meu público alvo é justamente o público leitor, então pode ser apenas uma impressão por estar em contato direto com essa pequena parcela da população. Sobre as leituras, elas são muito variáveis de acordo com o gosto de cada um, mas os YA (Young Adults) acho que são os vencedores entre o público jovem/jovem adulto (como o próprio nome do gênero indica).

7) De tanto ler e comentar livros não há um desejo no seu interior mais silencioso de também escrever um livro? Se você fosse escrever, qual seria o gênero do seu livro?

Aione_ Acho difícil encontrar um leitor que não tenha essa vontade! Inclusive, investir na carreira de escritora é meu desejo nº1 e já tenho alguns projetos começados – um romance e um chick-lit.

8) É muito caro manter um site? O que você diria para alguém que deseja ter um blog, mas não sabe como começar?

Aione_Em termos financeiros, os gastos são variáveis e podem ser altos em alguns momentos. Entre os gastos fixos, tenho a hospedagem do blog, que não é um valor alto, e o envio de livros pelos Correios (esse sim é bastante considerável, embora varie mês a mês de acordo com as promoções que realizo). Porém, quando surge a necessidade de trocar o layout do blog, por exemplo, os valores sobem bastante pela necessidade de ter um trabalho profissional e exclusivo. Para quem está começando, muitos gastos podem ser eliminados porque há hospedagens e Layouts gratuitos disponíveis para os usuários, mas recomendo, ao menos, que um layout exclusivo seja encomendado – se você realmente deseja seguir na área – porque ele torna a aparência do seu trabalho mais profissional, chamando a atenção tanto dos leitores quanto das editoras.

9) Você tem uma relação intensa com as editoras, fale um pouco sobre como as editoras têm visto os autores nacionais nos dias atuais, está mais fácil para os escritores nacionais ?
Aione_ As editoras, a meu ver, estão cada vez mais abrindo suas portas ao mercado nacional. Isso foi uma batalha de anos travada pelos escritores, muitos hoje de sucesso. Foram esses autores, que conquistaram seu lugar no mercado, os responsáveis por abrirem as portas para os demais, uma vez que mostraram que têm público e que o leitor brasileiro não lê apenas obras internacionais.

10) Você resenha dezenas de livros, diga-nos o que não pode faltar em um livro nacional para fazer sucesso entre o público leitor atual, que erros um autor não pode cometer?

Aione_ Acredito que a única diferença entre um livro nacional para um livro internacional para mim é a questão da identificação, de ver ali reflexos da minha cultura e da minha pátria, ao invés de uma diferente da minha. De resto, um livro nacional é como qualquer livro internacional. Para mim, é imprescindível que haja o envolvimento com a leitura, independentemente de qual livro estou lendo.
Agora, se há um diferencial entre autores nacionais para os internacionais é o envolvimento com o público. Mesmo que os internacionais também possam ser acessíveis, essa acessibilidade é muito mais fácil entre os nossos conterrâneos e aqui o autor não pode errar: envolver-se com seu público é uma das chaves para seu sucesso!


11)  Qual é o seu livro favorito? O que há nele de tão especial?

Aione_ Essa pergunta é extremamente difícil de ser respondida porque tenho vários favoritos e, muitos deles, incomparáveis entre si por pertencerem há gêneros diferentes. Posso citar Todo Dia, do David Levithan, pela maneira de como me emocionou e me fez enxergar e refletir sobre diversas situações diferentes; Persuasão, de Jane Austen, por apresentar um romance tão lindo; O Segredo De Emma Corrigan, de Sophie Kinsella, por ter me divertido, emocionado e ser sempre uma leitura prazerosa; Dom Casmurro, de Machado de Assis, por sua genial construção e aprofundamento nas características psicológicas de suas personagens; e, claro, a série Harry Potter, por também ser genial, por ter marcado minha vida em diferentes momentos e por ter me fascinado por completo.

12) A partir das palavras abaixo, diga o que vier a sua mente.
a) Uma letra: A.
b) Uma cor: Rosa
c) Uma palavra: Esperança.
d) Um filme: “Dirty Dancing”
e) Uma música: “Forever”, do Kiss.
f) Um livro: A série Harry Potter, de J.K. Rowling.
g) Um personagem da literatura: Capitu, de Dom Casmurro.
h) Uma comida: Japonesa.
i) Uma bebida: Água.
j) Um sentimento: Amor.
k) Um sonho: Publicar um livro.
l) Uma frase: “Mire na lua e, se você errar, ainda estará entre as estrelas.” (Cecelia Ahern in “P.S. Eu Te Amo”).




Um comentário:

  1. Analide!
    A Aione é maravilhosa, acompanho o blog dela e o canal no youtube, menina centrada e consciente.
    Gostei demais do projeto e como tenho um blog literário/variedades e moro em frente da saída por trás do Laureano, quero participar também.
    Se puder entrar em contato: rudynalva@yahoo.com.br ou visitar o blog e deixar seu contato, gostaria muito de manter comunicação para doações.
    Não sabia desse projeto e olha que sempre no final do ano as filhotas levam brinquedos que arrecadamos para as crianças daí.
    Parabéns pelo projeto.

    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir