Como Conservar seus livros sempre novos.


Novos e Lindos!






Quando as pessoas visitam meu espaço reservado aos livros é sempre uma situação engraçada. Assim que entram, a primeira fala geralmente é:
_ Minha nossa! Por que você tem tantos livros se você nem consegue ler? Olha só, ainda estão no plástico do jeitinho que comprou, tudo novo e ainda vive dizendo que vai comprar livro x, y .... Olha esse Box preto, você nem abriu, isso não é loucura não? Falar em mais livros?

E como sempre eu rio bastante. Primeiro porque não tenho tantos livros assim, segundo porque é muito interessante essa coisa de falarmos e formarmos nossos discursos á maneira como enxergamos qualquer coisa... Cada um forma as suas impressões, e isso vale para qualquer situação na vida. Quase não raciocinamos, não procuramos ter certeza de nada, aquela velha frase de que a primeira impressão é a que fica.
A verdade é que eu leio meus livros sim, e já reli boa parte deles, aliás releio sempre, porque preciso, afinal quem trabalha com palavras  não pode manter um bom trabalho sem leituras, certo?
Houve um tempo em que eu não tinha um espaço adequado para guardar os meus livros, e percebi que mesmo amigos meus que possuem bibliotecas perdem muitos livros por causa da poeira, umidade, etc.
Não me agradava comprar um livro novo, demorar a ler, e descobrir que mesmo guardado ele ficava velho como se não tivesse recebido cuidado algum. Se você tem ou não tem onde guardar seus  livros não importa, ainda que você consiga uma caixa de papelão ou de qualquer outro material pode guardar seus livros da maneira apresentada a seguir, e mesmo assim eles parecerão sempre novos.







Primeiro escolha os livros que pretende proteger. 






Providencie uma flanela ou pano de algodão para limpar o livro. 



É importante que o pano seja de algodão para que não arranhe o seu livro, há micropartículas de poeira  que nem sempre são visíveis, portanto é importante o cuidado. Se o seu livro estiver com a capa muito suja você pode usar um pano úmido e em seguida um seco. O livro precisa está totalmente seco antes de ser embalado.


Providencie um rolo de papel filme.








 Após limpo e seco seu livro está pronto para ser embalado. Escolha um lugar limpo e firme para      fazer a embalagem,  Abra o papel filme e deixe a folha bem solta, não se preocupe em cortar ainda.
Puxe a folha até que ela cubra o comprimento do livro em todo seu espaço. 




Envolva o livro no papel filme até que ele esteja totalmente coberto.


Se você quiser que o plástico fique bem liso é só esticar bem, lembrando que o papel filme é diferente do papel contato e é bem mais frágil. Portanto, vale ter o cuidado.





Cobrindo todo o livro, dobre as bordas que sobram sempre para trás, assim elas não ficarão visíveis e a embalagem se torna mais estética.



Prontinho. Sua livro já está protegido. Mesmo que passe alguns anos, estando embalado e guardado 
em local seguro será sempre novo.






Se você quiser um aspecto mais liso é só deixar como está no Box preto acima. Veja que a estética é perfeita. A maioria dos meus não são assim, pois gosto de deixá-los bem embalados sem fragilidade para rasgar, portanto prefiro deixar menos liso. Mas cabe a você deixar como preferir.




Dicas para manter o cuidado:

  • Se guarda seus livros na estante, escolha sempre a parede que não leva chuva para evitar o mofo. Caso não possa evitar isso, experimente colocar isopor atrás dos livros, para diminuir a umidade.
  • Se você os guarda em caixas de papelão ou outro material, deixe as caixas em um espaço onde haja janelas, pois o ar e o sol são fundamentais para mantê-los livre do mofo por mais tempo. O espaço precisa ser arejado, ter luz natural e no mais ... fica por sua conta.
  • Lembre-se de não comer manuseando livros. isso faz com que eles envelheçam mais depressa. Sempre que usá-los lembre de limpá-los muito bem, não embale os livros com resquícios de gotas de suor  das mãos, alimentos, ou qualquer outra coisa. Cada vez que você usá-los, limpe novamente e os embale com o mesmo cuidado. 

E que seus livros permaneçam sempre  novos e belos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário